Aplicativos Governamentais Menos Conhecidos

0
25

Com a crescente popularidade dos smartphones, os aplicativos tornaram-se ferramentas essenciais para diversas atividades do dia a dia.

Lidar com trâmites burocráticos pode ser estressante, especialmente quando se trata de utilizar serviços públicos para renovar, pagar ou validar um benefício. Muitas vezes, os canais tradicionais de comunicação, como sites e telefone, apresentam lentidão e são de difícil acesso para idosos e pessoas com deficiência.

O que poucos sabem é que existem aplicativos gratuitos que facilitam bastante essas tarefas. Abaixo, apresentaremos alguns deles:

Lista de Aplicativos:

  1. Meu INSS: Direcionado principalmente para o público idoso, o Meu INSS é um aplicativo que oferece todas as informações necessárias para quem está buscando aposentadoria ou já é aposentado. Esse aplicativo evita filas e visitas desnecessárias às agências para obter informações e agendar serviços, beneficiando tanto os beneficiários quanto os funcionários. 

    Baixe para Android Baixe para iOS

  2. Enem: Os estudantes têm grande afinidade com aplicativos, por isso há um aplicativo dedicado ao Enem que permite acessar diversas informações, como cronograma de provas, cartão de confirmação, notícias, gabarito e resultados individuais.Baixe para Android Baixe para iOS
  3. Hemovida: Criado pelo Ministério da Saúde, o Hemovida facilita o acesso a informações sobre doação de sangue. Nele, é possível encontrar todas as unidades mais próximas, seus horários de funcionamento e os requisitos para a doação de sangue. Além disso, o aplicativo desmente algumas informações falsas sobre o tema. É necessário fazer um cadastro no ConectSus antes de baixar o aplicativo.Baixe para Android Baixe para iOS
  4. SNE Denatran: Desenvolvido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), este aplicativo é voltado para motoristas de todo o país. Ele permite consultar multas, a situação do veículo e pendências financeiras. Além disso, oferece descontos de até 40% nas multas que ainda não venceram. Cada estado tem seu próprio aplicativo, então é importante buscar na loja de aplicativos específica.Baixe para Android (SP) Baixe para iOS (SP)
  5. Dívida Aberta: O Dívida Aberta é um aplicativo para consultar dívidas e pendências de pessoas físicas ou jurídicas. É possível encontrar dívidas por CNPJ, CPF, endereço e localização. Além da consulta, também é possível efetuar o pagamento diretamente na plataforma.Baixe para Android Baixe para iOS

Simplificando a Interação com o Governo por Meio de Aplicativos

Embora alguns aplicativos ainda tenham margem para melhorias, devemos reconhecer que o fácil acesso a esses serviços é essencial no cotidiano de muitos brasileiros, contribuindo para a otimização do tempo e evitando longas filas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui