SINE – Veja Como Usa-lo na Busca por um novo emprego

0
18

O SINE é um órgão presente em quase todas as cidades brasileiras e ele é excelente para a questão da recolocação no mercado de trabalho.

Apesar disto, o mesmo ainda é pouco conhecido por muitas pessoas em todo o país.

Todavia, muitas outras pessoas, que conheçam a existência de tal app, deseja saber mais informações, e se você é uma delas continue sua leitura.

Pois esse artigo está repleto de informações sobre o SINE e ainda algumas dicas, portanto não perca.

O que é?

Conhecido também como Sistema Nacional de Emprego, o SINE, é na verdade mais do que apenas um órgão, mas toda uma política pública voltada para as pessoas que consigam um trabalho e independência financeira.

Para isso, ele pode agir de muitas formas, como a divulgação de vagas, o recebimento de currículos e a elaboração de processos seletivos e até na contratação de pessoal.

Esse órgão público é muito importante e já conseguiu gerar milhões de empregos em todo o Brasil durantes vários anos de existência desse sistema.

Como funciona o SINE?

O SINE possui muitas funções. Tudo irá depender do que você precise nele. Normalmente as pessoas leem vagas em jornal ou apenas observam pela TV, e com isso, vão ate a sede do SINE para saber mais informações da vaga e como se candidatar.

Chegado lá, os atendentes explicam mais sobre a vaga e informam os documentos necessários que a pessoas precisa levar para se cadastrar a essa grande oportunidade de emprego.

Geralmente é o currículo, carteira de identidade e o CPF, mas pode ser que em alguma vaga específica seja pedido ainda outro documento, como uma carteira de motorista.

Depois do cadastro feito, o SINE irá enviar à empresa os seus dados. Eles irão analisar e confirmar se irão querer você no processo seletivo ou não.

Caso gostarem de seu currículo, o próprio SINE te convoca para uma entrevista ou apenas outra etapa do processo seletivo até que a escolha seja feita.

Em determinadas ocasiões, no próprio cadastro do SINE já é feita a entrevista e a pessoa já pode sair de lá empregada. O que fornece grande felicidade para quem passa por essa situação.

O cadastro

A maneira mais comum e a que é mais usada de se cadastrar é indo até uma sede do órgão na cidade após ler ou ver alguma vaga que esteja no interesse e objetivo da pessoa.

No entanto, hoje em dia, a maioria dos ISNES possuem sites que fazem esse cadastro online também.

Tornando todo o processo ainda mais simples, rápido e também seguro. Para saber mais sobre a sua cidade possui o site e se aceitam o cadastro por lá, o recomendado é você ligar para a sede e tirar todas as suas dúvidas.

Quem pode se cadastrar no SINE?

Qualquer pessoa que esteja disponível para trabalhar pode estar se cadastrando no SINE.

Para isso, é necessário respeitar algumas regras, como a idade, se é ou não servidor público, se possui cargo governamental, entre outros requisitos básicos.

Se você é uma pessoa mais comum e que possui emprego normal, ou apenas esteja desempregado, é completamente livre o cadastro SINE.

Pode ser até indicado, porque lá você poderá ter muito mais chances de conseguir um emprego melhor e salários mais dignos.

Está presente em quais cidades?

Está presente em praticamente todas as cidades brasileiras médias e grandes. Nas menores ainda faltam a abertura de sedes desse órgão, por mais que algumas já existem esses tipo de política pública.

Para saber se sua cidade está no Sine, basta você entrar no site oficial do sistema, ou procurar no próprio Google.

Prontinho!