CTPS Digital- Veja Como Baixar a Carteira de Trabalho no Aplicativo

0
9

O CTP Digital é um app do Governo Federal que permite emitir sua carteira de Trabalho Digital pelo celular Android e iPhone.

O sistema ainda usa o banco de dados do usuário no Portal Gov.br para gerar no smartphone o documento profissional digital.

As informações podem ser checadas pelo próprio usuário e até mesmo compartilhadas com os contatos profissionais ou departamentos de recursos humanos.

Para saber acessar seus dados profissionais no celular, é necessário realizar o cadastro com o seu CPF na base de dados do Governo Federal.

No artigo abaixo, confira mais informações de como emitir a carteira de trabalho digital no celular com o app.

Para que serve a Carteira de trabalho online Digital

A CTPS digital também permite que os usuários: acompanhem seus contratos de trabalho; solicitem o seguro-desemprego
Visualize cronogramas de pagamento de benefícios sociais, benefícios emergenciais e até compartilhe informações de cartões de trabalho para demonstrar experiência profissional.

O aplicativo CTPS existe desde 2017. Mas a partir de setembro de 2019, as carteiras de trabalho digitais começaram a substituir os documentos físicos e, em alguns casos, deixaram de ser exigidas no momento da contratação.

Para os trabalhadores, basta informar o número do CPF. Para os empregadores, as informações fornecidas no eSocial substituem as anotações feitas anteriormente no documento físico.

O aplicativo de carteira de trabalho digital permite ao cidadão visualizar online informações de contrato de trabalho antigo e, atualmente, solicitar seguro-desemprego e acompanhar o andamento de benefícios como Abono Salarial e Subsídio de Manutenção de Emprego Emergencial.

Os benefícios

Entre os benefícios da carteira digital estão a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal.

Um maior aproveitamento das vagas que estão disponíveis, reduzindo assim o tempo médio de atendimento;

Integração de bases de dados do Ministério da Economia;

Uma agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em apenas um ambiente, possibilitando assim ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas.

Como tirar a Carteira de Trabalho online?

Os cartões de trabalho digitais podem ser feitos gratuitamente a partir de um computador ou celular.

Para baixar o aplicativo digital da CTPS, os trabalhadores devem acessar a loja de aplicativos em seu smartphone e procurar o aplicativo digital Carteira de Trabalho do governo brasileiro.

Baixe o aplicativo para Android ou IOS, caso o trabalhador não possua smartphone para baixar o aplicativo, ele pode obter a carteira de trabalho digital acessando o site e se cadastrando e entrando no site acesso.gov.br. OLabor também fornece informações de como Guia passo a passo para obter a CTPS digital no aplicativo ou computador.

O número do Cartão de Trabalho Digital é o mesmo do seu CPF e pode ser verificado acessando o app. Ao fazer login no aplicativo CTPS Digital, a mensagem “Olá, [nome do trabalhador]” aparecerá na parte superior da tela.

Se o trabalhador também tiver carteira de trabalho física, o número da carteira de trabalho, também será o CPF, e não o número inscrito no documento físico.

CTPS Digital pode substituir a impressa?

Sim, pode. Desde do ano de 2019, a CTPS digital começou a substituir o documento impresso.

No entanto se o trabalhador já ter a Carteira de Trabalho física é muito importante que o documento seja guardado, pois pode continuar sendo um documento para comprovar seu tempo de trabalho anterior.

A CTPS física ainda pode ser usada nos casos em que a pessoa não faça o uso da Esocial, o portal onde são feitas as anotações e os contratos trabalhistas.

Sendo novos ou existentes, todas as anotações férias, salários de modo eletrônico.