RG Digital – Baixe a Versão Digital Gratuitamente

0
9

O RG Digital, a versão virtual desse documento, foi lançado pela Polícia Civil do Estado de São Paulo nessa última semana e pode ser baixado de maneira gratuita pelo aplicativo.

Dessa maneira, assim como o documento impresso, o RG eletrônico é emitido pela Secretaria de Segurança Pública e pode ser usada em todos os país, independente da versão física.

Estando disponível para Android e iPhone, o aplicativo ainda promete agilizar os processos de identificação eletrônica e trazer a possibilidade solicitar a segunda via do RG físico pelo celular.

Lembrando que é necessário ter mais de 16 anos e possuir a identidade emitida pelo estado de São Paulo, para mais informações, confira o artigo a seguir.

Como fazer RG Digital?

Primeiramente, sendo o passo primordial, você deve baixar o aplicativo RG digital SP para Android ou no iPhone.

Sendo acessado pela primeira vez, conceda permissão para enviar notificações e tocar em “Adicionar RG”.

Agora você deve inserir o número do RG, inclusive o dígito identificador e tocar em “Solicitar”. Já em sequência, aceite todos os termos de uso e política de privacidade do aplicativo.

Depois basta tocar em “iniciar reconhecimento” para a realização a verificação biométrica.

Siga as instruções do aplicativo quanto à aproximação e ao distanciamento necessário facial da câmera.

É muito importante escolher um local com a iluminação adequada para que facilite o reconhecimento.

Após finalizado o envio dos dados para a face, você terá que criar uma senha numérica de quatro dígitos e repetir a sequência no campo abaixo.

Ainda é possível habilitar o leitor de impressão digital para enviar digitar a senha nos próximos acessos.

Tocando em visualizar RG para ter um acesso ao documento adicionado no celular. O documento ainda pode ser acessado a partir da tela inicial, na opção “Minha carteira”.

Como solicitar a renovação do RG

Abra o aplicativo e escolha a opção “Segunda via do RG” e insira o número do documento, incluindo o dígito verificador.

Depois de feito isso, você deve informar um e-mail de contato. Logo em seguida, escolha o local de retirada do RG.

Certifique-se do endereço antes de tal confirmarão, já que após a solicitação, não será mais possível alterar o posto de retirada escolhido.

Basta tocar em “Iniciar reconhecimento” para que seja feito a verificação biométrica e siga as instruções do aplicativo.

Após de realizado o cadastro da face, o app ainda exibirá uma tela de confirmação com todos os dados do solicitante e o lugar de retirada do documento.

O usuário ainda receberá um e-mail com todas as instruções para emitir a guia e o pagamento DARE da taxa de segunda via do RG, que possui o preço de R$41,42.

O RG Digital substitui o RG físico?

De acordo com o portal do Governo do Estado, o RG Digital é um documento totalmente ofical emitido pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt da Polícia Civil de São Paulo (IIRGD) e, portanto, deve ser aceito em substituição ao RG físico, desde que a sua validade ainda seja atualizada pelo sistema.

Dessa forma a versão virtual do documento é validade em todo o território nacional, conforme foi assegurado pela Secretaria de Segurança Pública.

Os requisitos para usar o RG Digital?

Os requisitos mínimos para usar o app RG Digital SP no celular são:

  • ter uma versão do sistema Android 5.0 ou superior ao iOS 10, ou ainda superior;
  • contar com a conexão à internet ativa;
  • possuir uma câmera de 5Mplx ou superior;

É necessário pagar para obter o RG Digital?

Não é necessário pagar nada para ter acesso ao aplicativo RG Digital SP e é totalmente gratuito, assim como a disponibilização da versão online do documento de identidade.

Agora só adquirir o seu!