Sabonetes artesanais

0
6

 

Ao longo dos anos as pessoas tem buscado incorporar em seu estilo de vida, escolhas mais saudáveis, mesmo ainda distantes de fazermos escolhas sustentáveis, que não agridam o meio ambiente e que principalmente não agridam nosso corpo e nossa pele, a sociedade como um todo em pequenos passos vem fazendo substituindo hábitos pela busca de uma qualidade de vida e preservação do meio ambiente. Seja reduzindo o consumo exagerado, reutilizando embalagens, reciclando e escolhendo produtos que não agridem o meio ambiente, evitando o plástico, optando por uma alimentação mais saudável e escolhendo produtos de auto cuidado feitos artesanalmente com produtos naturais e veganos.

Enfim, as pessoas tem buscado pequenas ações para contribuir com a transformação de hábitos para uma vida mais saudável e natural possível. Palavras- Chave: Sabonetes. Auto cuidado. Artesanal. Sustentabilidade. 1. Resinificando crenças/Conhecimento sem ação não traz resultados É importante conhecer e reconhecer o Artesão como profissão e o Artesanato como trabalho para iniciarmos a conversa sobre esta proposta de artigo, que vem reconhecer produtos artesanais, mais especificamente o mundo da Saboaria artesanal como a possibilidade de mudança de hábitos no auto cuidado, escolhendo produtos naturais e sustentáveis que contribuem na proteção do meio ambiente e revelam uma preocupação com o cuidado da pele do corpo e bem estar.

 

A Saboaria artesanal vem crescendo no mercado para atender a um público exigente que não abre mão de produtos de qualidade, tão pouco de cuidado com o meio ambiente, cuidado com o corpo e estão desprendidos do preconceito de que produtos artesanais não agregam qualidade e estética. A produção de Sabonetes artesanais e naturais perpassa pela escolha e aquisição de produtos e matéria prima de qualidade, certificados e com procedência, com fim exclusivo para a utilização externa na pele do corpo, para máxima proteção, limpeza, hidratação e aromatização. Produtos artesanais requerem investimento de tempo, criatividade, pesquisa, estudo, auto qualificação, produção, acabamento, trazem uma carga de afetividade, pois cada produto é único, e traz consigo a capacidade de despertar memórias afetivas, cativar pelas cores, aromas e texturas, tem em sua composição produtos naturais. Os produtos artesanais no mundo da saboaria possuem o conceito do cosmético criativo com produtos que ativam os sentidos de quem os utiliza.

Dados e estudos tem mostrado que o Brasil representa 6,9% do mercado de consumo de cosméticos do mundo, estando atrás apenas de EUA, China e Japão. Podemos afirmar que as principais diferenças entre os sabonetes produzidos artesanalmente e naturais para os cosméticos produzidos artificialmente, industrializados em grande escala, é que produtos artesanais são a exclusivos, tem em sua composição produtos que não agridem a pele do corpo e o meio ambiente. Outra característica do Sabonete artesanal e natural é a conexão que ele gera com quem fez o produto e quem o adquiriu.

Na busca pela qualidade de vida, outra característica marcante dos sabonetes artesanais são os rituais de auto cuidado, as pessoas tem tomado consciência dos malefícios de horas gastas em tecnologias, correrias, depressão, ansiedade, entre outros e a busca de conexão consigo mesmo e com a natureza vem tornando-se tendência, assim a busca por produtos e espaços que permitam relaxamento, bem estar, recuperação da pele, cabelo, minimizando efeitos de poluição, estresse, cansaço estão cada vez mais requisitados pelas pessoas. Assim, conhecer o trabalho do artesão, valorizar os produtos artesanais, mudar os conceitos, abrir a mente para o novo, para o mundo da saboaria artesanal, natural e vegana é o convite que fazemos a você que está lendo este artigo, que super se identificou e que quer dar o primeiro passo para uma vida mais saudável, escolhendo produtos que vão cuidar de você, de quem você ama e de forma sustentável ajudar através de ações concretas ajudar a cuidar do meio ambiente.